quinta-feira, 31 de maio de 2018

FBI alerta Portugal: reponham valores de fábrica dos routers


O FBI detectou um ataque de hacking com origem na Rússia. O objectivo deste ataque seria introduzir um malware para controlar os routers domésticos. O aviso do FBI terá sido dado ao CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança).

O FBI recomenda que as entidades públicas e privadas portuguesas reponham os valores de fábrica dos routers e que os actualizem para as últimas versões disponíveis para garantir a segurança das redes.


Aviso do FBI foi enviado na quinta-feira passada

Uma fonte oficial disse à agência Lusa que o Centro Nacional de Cibersegurança foi informado pelos serviços secretos norte-americanos em relação a um ataque com proveniência da Rússia.

No dia em que o CNCS recebeu a informação do FBI, terá sido enviado “um alerta para a rede nacional de entidades públicas e privadas que colaboram com o CNCS para a garantia da segurança do ciberespaço de interesse nacional”.

Que medidas de segurança são sugeridas?

As medidas sugeridas passam por “repor os valores de fábrica, reiniciar os equipamentos (routers) e realizar actualizações para as últimas versões disponíveis”. Se o ataque tivesse sucedido, os hackers poderiam colocar em causa a ligação das instituições privadas e públicas portuguesas à internet e realizar ataques em massa que poderiam colocar em causa informações confidenciais.

Segundo o El País, este malware poderia mesmo colocar em causa o acesso à internet de bairros e cidades inteiras, devido ao número de marcas de routers afectadas, entre elas, a Netgear, TP-Link e Linksys.

Novamente um ataque de origem Russa

A Rússia tem sido presença constante nos noticiários devido aos seus ataques de hacking. Existe bastante especulação se a onda de ataques de hackers russos que tem assolado a internet nos últimos anos advém de grupos piratas independentes do Estado ou se os mesmos são ordenados directamente pela estrutura de poder russa.


Partilhe esta mensagem
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Tekkdown 22 de Julho de 2012